PLANO DE AULA - PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO


Este plano de aula que apresentaremos a seguir é resultado de um processo de formação que propõe atividades com objetivos bem determinados. Esperamos poder contribuir de alguma forma para o aprimoramento de suas aulas! Confiram!!!

Princípio Multiplicativo


Identificação
         Escola: “Escola da Esperança”
         Professores responsáveis: Gislâine Aparecida Madeira Volkman, Fabiana Moraes Bida, Gercina Aparecida Barbosa, Isabel Pires de Lima, Janaína Paula Righini Pereira.
         Público alvo: 6º ano do Ensino Fundamental
         Data: 17/06/2013

Tempo de duração: 5 aulas de 50 minutos

Tema
Problemas de contagem – princípio multiplicativo


Objetivo geral

         Determinar a quantidade de agrupamentos possíveis em situações-problema.

Objetivos Específicos

         Interpretar e solucionar problemas utilizando conhecimentos de análise combinatória (árvore de possibilidades);
         Conceituar o princípio fundamental da contagem;

Justificativa

Os problemas de contagem constituem-se em um amplo campo de investigação com intensa atividade devido às numerosas aplicações em diferentes áreas. Além disso, as técnicas para sua resolução tiveram e têm profundas implicações no desenvolvimento de outras áreas da matemática como a probabilidade, a capacidade de enumeração de agrupamentos e de observação de padrões. Ao lado disso, sua utilização na resolução de problemas, na aplicação, correta e consciente, dos princípios de contagem (aditivo e  multiplicativo) e a criação de estratégias de resolução de problemas independentes do uso de fórmulas são essenciais para o desenvolvimento autônomo e criativo do aluno.

Procedimentos metodológicos

         Introdução lúdica: “Boneco de papel”;
        Jogos no laboratório de informática (Poly e www.friv.com)
         Explanação oral sobre o tema;
         Proposição de resolução de problemas;
         Árvore de possibilidades;
         Sistematização operacional;
         Introduzir o conceito do princípio multiplicativo por meio de uma narrativa;
         Vídeo aula sobre o princípio multiplicativo;

Recursos materiais e tecnológicos

         Folha sulfite, impressora, lápis de cor, tesoura.
         Lousa e giz.
         Laboratório de informática: jogos de Poly Pocket e site: www.friv.com.
         Sala de Multimídia

Avaliação
         Avaliação contínua;


Anexos

 

Princípio multiplicativo - Uma adição com parcelas idênticas

Roberto Perides Moisés e Luciano Castro Lima*  Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação

A multiplicação é regida por um princípio que pode ser resumido assim: multiplicar é realizar uma adição com parcelas idênticas.
Quando fazemos a contagem de alguma quantidade - as ovelhas de um rebanho, os cachorros de um canil, as pessoas de uma sala - não estamos interessados nem nas ovelhas, nem nos cachorros e muito menos nas pessoas. Queremos apenas saber quanto é. Nessa ocasião, as coisas reduzem-se a números. O interesse é pela quantidade, e não pela qualidade.
Interessa também saber se as coisas estão ordenados segundo algum padrão. Os objetos estão ordenados em alguma ordem, é necessário saber: as colunas são iguais? Se em cada coluna há três soldados, teremos três colunas de três, ou três por três. Se forem quatro colunas teremos quatro por três. E assim por diante.

Modelos para as bonecas e bonecos de papel





Disponível em www.google.com.br/imagens

Vídeo aula sobre Princípio Multiplicativo



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