Este plano de aula que apresentaremos a seguir é resultado de um processo de formação que propõe atividades com objetivos bem determinados. Esperamos poder contribuir de alguma forma para o aprimoramento de suas aulas! Confiram!!!
Princípio Multiplicativo
Identificação
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Escola: “Escola da Esperança”
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Professores responsáveis: Gislâine
Aparecida Madeira Volkman, Fabiana Moraes Bida, Gercina Aparecida Barbosa,
Isabel Pires de Lima, Janaína Paula Righini Pereira.
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Público alvo: 6º ano do Ensino
Fundamental
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Data: 17/06/2013
Tempo
de duração: 5 aulas de 50 minutos
Tema
Problemas de contagem – princípio multiplicativo
Objetivo
geral
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Determinar a quantidade de agrupamentos
possíveis em situações-problema.
Objetivos
Específicos
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Interpretar e solucionar problemas
utilizando conhecimentos de análise combinatória (árvore de possibilidades);
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Conceituar o princípio fundamental da
contagem;
Justificativa
Os problemas de contagem constituem-se em um amplo
campo de investigação com intensa atividade devido às numerosas aplicações em
diferentes áreas. Além disso, as técnicas para sua resolução tiveram e têm
profundas implicações no desenvolvimento de outras áreas da matemática como a
probabilidade, a capacidade de enumeração de agrupamentos e de observação de
padrões. Ao lado disso, sua utilização na resolução de problemas, na aplicação,
correta e consciente, dos princípios de contagem (aditivo e multiplicativo) e a criação de estratégias de
resolução de problemas independentes do uso de fórmulas são essenciais para o
desenvolvimento autônomo e criativo do aluno.
Procedimentos
metodológicos
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Explanação oral sobre o tema;
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Proposição de resolução de problemas;
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Árvore de possibilidades;
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Sistematização operacional;
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Introduzir o conceito do princípio
multiplicativo por meio de uma narrativa;
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Vídeo aula sobre o princípio
multiplicativo;
Recursos
materiais e tecnológicos
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Folha sulfite, impressora, lápis de cor,
tesoura.
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Lousa e giz.
Avaliação
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Avaliação contínua;
Anexos
Princípio
multiplicativo - Uma adição com parcelas idênticas
Roberto Perides Moisés e
Luciano Castro Lima* Especial para a Página 3
Pedagogia & Comunicação
A multiplicação é
regida por um princípio que pode ser resumido assim: multiplicar é realizar uma adição com
parcelas idênticas.
Quando fazemos a contagem de alguma quantidade - as
ovelhas de um rebanho, os cachorros de um canil, as pessoas de uma sala - não
estamos interessados nem nas ovelhas, nem nos cachorros e muito menos nas
pessoas. Queremos apenas saber quanto é. Nessa ocasião, as coisas reduzem-se a
números. O interesse é pela quantidade, e não pela qualidade.
Interessa também saber se as coisas estão ordenados
segundo algum padrão. Os objetos estão ordenados em alguma ordem, é necessário
saber: as colunas são iguais? Se em cada coluna há três soldados, teremos três
colunas de três, ou três por três. Se forem quatro colunas teremos quatro por
três. E assim por diante.
Disponível em http://educacao.uol.com.br/matematica/principio-multiplicativo-uma-adicao-com-parcelas-identicas.jhtm,
15/06/2013.
Modelos para as bonecas e bonecos de papel
Disponível em www.google.com.br/imagens
Vídeo aula sobre Princípio Multiplicativo
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=ABdHN2UlTGM
quais os jogo relacionado com o assunto na referencia?
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